Sobre

Institucional

Fundada em 1995, a Associação Goiana dos Produtores de Novilho Precoce é uma sociedade civil de âmbito estadual sem fins lucrativos responsável pelo credenciamento dos criadores que se dedicam à produção de bovinos para abate precoce, bem como importação de sêmen e embriões. Desde então, a Associação vem proporcionando aos seus associados melhores condições de negociação, mediante o estabelecimento de parcerias com o compromisso de oferecer produtos de qualidade com regularidade aos seus associados.

Quem somos

A associação Goiana dos Produtores de Novilho Precoce é administrada por meio de Assembleia Geral, dirigida por uma diretoria executiva composta de Presidente, Vice-Presidente, Diretor, Secretário Geral e Tesoureiro, conforme previsto em seu Estatuto Social. A fonte de receita da AGPNP é constituída pelos bens e valores adquiridos, doações, mensalidades pagas pelos associados, prestação de serviços, exposições, leilões, palestras, feiras e outros eventos patrocinados, verbas governamentais e implementação de projetos.

Novilho Precoce

De acordo com a Associação Brasileira do Novilho Precoce (ABNP), novilho precoce é um bovino com até 30 meses de idade, com condição corporal apropriada para o abate. Vejam algumas das características que identificam um novilho precoce:

  1. Cobertura de gordura (espessura) espessura entre 3 e 10 mm na região dorso lombar, na altura da 12ª costela;
  2. Os animais podem ser fêmeas, machos inteiros ou machos castrados;
  3. Com relação à dentição, os machos castrados e fêmeas devem ter no máximo quatro dentes incisivos permanentes e machos inteiros devem ter somente dente de leite. Isso quer dizer que não podem ter dentes incisivos permanentes;
  4. O peso da carcaça deve ter no mínimo 190 kg para fêmea e 240 kg para macho inteiro e macho castrado.

Segundo a ABNP, um conjunto de três normas regulamentará a matéria.

A primeira, trata das características para a classificação da carcaça.

A segunda, trata das boas práticas de produção.

A terceira, ainda em estudo, tratará da tipificação da carcaça e dos cortes da carne do novilho precoce.

O estabelecimento dessas diretrizes certamente contribuirá para a certificação desse tipo de produto, ampliando os mercados para a carne bovina brasileira.

(Fonte: Scot Consultoria)

Muito além destes aspectos, o contexto do novilho precoce é definido por outros detalhes, um conjunto de demandas, oportunidades e desafios que se configuram dentro e fora da porteira, onde beneficiários não são apenas o público, mas todos os consumidores envolvidos na cadeia.

Como é feito o cadastro no Programa

O criador e o produtor rural que pretende fazer parte do quadro de associados da AGPNP deverá entrar em contato para realização do cadastro. O valor para o credenciamento é de R$280,00 (duzentos e oitenta reais) mais taxa fixa de R$100,00 (cem reais) mensais. O prazo mínimo de credenciamento é de 12 meses. O associado poderá ser excluído do quadro por falta de pagamento das contribuições e poderá ser readmitido, a critério da diretoria, devendo, entretanto, recolher as contribuições atrasadas e corrigidas até a data de readmissão.

Diferenciais

A Associação Goiana dos Produtores de Novilho Precoce traz diferenciais importantes, seja pela qualidade, carcaça com quantidade ou bonificação.

Liderança e aprendizagem são indispensáveis um ao outro.

John F. Kennedy

\

Missão

Promover a satisfação dos associados, identificando suas necessidades, trazendo informações e soluções de forma precisa, objetiva e inovadora.

Visão

Ser um multiplicador de negócios, oportunidades e informações com nossos associados e parceiros.

Valores

Inovação, Credibilidade, Pro atividade e Transparência!

Precisa Falar com a AGPNP?